Viana do Castelo: Extermina praga de vespas com queimador

04-12-2013 19:45

 

Vespas asiáticas estão a dificultar o negócio dos apicultores do Alto Minho.

 

 

Vítor Barbosa já exterminou 148 vespeiros na zona de Viana do Castelo. O funcionário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana, que também é apicultor, utiliza um queimador de fabrico próprio: uma botija de gás, 12 metros de mangueira e um queimador na extremidade fazem a arma que dizima as vespas, inimigas dos apicultores.

Vítor é apoiado pelos bombeiros municipais, que o acompanham e ajudam a validar os locais dos ninhos da vespa velutina - os milhares de exemplares desta espécie estão a afetar o desenvolvimento da apicultura no Alto Minho. "Matam as abelhas para dar de alimento às suas crias. Até eu já perdi várias colmeias", explica Vítor Barbosa.

"Já fui fazer serviços onde o vespeiro estava na lareira da casa. É muito perigoso, porque estas vespas asiáticas são maiores e o veneno pode ser fatal."

A vespa velutina terá chegado à Europa em 2004, num carregamento de bonsai oriundo da China que chegou ao porto de Bordéus (França). No Minho, o primeiro ninho foi descoberto em 2011.

 

Fonte: https://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/viana-do-castelo-extermina-praga-de-vespas-com-queimador